Na manhã desta terça-feira (31), foi realizada a 6a edição do evento Agenda Araraquara, com o tema "O Futuro da Saúde". Para abordar o tema, a palestra foi ministrada pelo especialista no assunto, Claudio Lottenberg. O médico é Presidente do Conselho do Hospital Israelita Albert Einstein, e do Instituto Coalisão Saúde. Em formato híbrido, o evento, promovido pela OA Eventos, foi transmitido ao vivo pela internet e contou com autoridades dos governos estadual e municipal, além de especialistas de Araraquara e região.
André Coutinho Nogueira, Copresidente do Grupo EP, abriu o evento e destacou a importância de discutir o tema "O Futuro da Saúde". "Foram três motivos que nos levaram a escolher este tema: a crise sanitária, a importância que o SUS teve neste momento, e a transformação digital que o setor da saúde precisa passar. Durante todos os anos do evento Agenda Araraquara, buscamos soluções para as cidades, e não será diferente desta vez". O Agenda nasceu em 2014, em Ribeirão Preto (SP), e desde então se espalhou por outras cidades, inclusive Araraquara (SP).
O Superintendente de Negócios do Desenvolve SP, Mauro Miranda, ressalta que já é o momento da retomada econômica. "Vários setores foram afetados pela pandemia, entre eles, o de eventos. Hoje, no Desenvolve SP, conseguimos enxergar uma alta demanda de pedidos de financiamento, coincidentemente, no mesmo período em que a vacinação se consolida. É uma nova etapa da pandemia, e nós do Desenvolve SP estamos muito felizes em fazer parte disso".
Cláudio Lottenberg, especialista em gestão de saúde e mestre e doutor em oftalmologia, destaca a importância da tecnologia na saúde. "A saúde é um direito social. É uma área que traz oportunidades, mas para isso é necessário se atentar aos mecanismos. Antigamente, os conhecimentos sobre a saúde dobravam a cada 6 anos, hoje, o conhecimento dobra a cada 60 dias. O próximo passo é sempre pensar com a cabeça do amanhã. Não há espaço para retrocesso".
Um dos principais tópicos mencionados durante a palestra foi a telemedicina, mecanismo em que usa informações para realizar monitoramento de pacientes, trocas de informações médicas, e análises de resultados de exames. Exames estes que são avaliados e entregues de forma digital, salientando o apoio para a medicina tradicional.
Cláudio Lottenberg explica que o tema é um mecanismo imprescindível para vislumbrar o futuro da saúde. "A telemedicina é um ganho enorme para a consulta digital. Através da modernização da informação é que poderemos incrementar o nosso sistema de saúde, e para isso é necessário que os profissionais da saúde sejam treinados e habituados a conviver com esta tecnologia".
O especialista também destaca soluções para o segmento. "É preciso coragem para evoluir a mecânica de saúde na cultura do nosso país. E isso não é simples. A pandemia expôs a necessidade de investimento em pesquisas nacionais e redução de custos - que pode chegar a um terço".
Priorizando os setores
O Vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, fez questão de lembrar a importância de priorizar setores neste momento. "Observamos que durante uma pandemia, não há nada mais essencial do que a saúde, o conhecimento. Antes, tínhamos aproximadamente 3.800 leitos de UTI disponíveis, e conseguimos fazer este número chegar a 13 mil. Isto é fruto de muito esforço de gente que se importa com a vida das pessoas. Tenho orgulho do que fizemos em São Paulo".
O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, parabenizou a iniciativa do evento e a importância do tema para a cidade. "É uma honra para a cidade receber um evento que se propõe a discutir um tema imprescindível para nós. Atualmente, Araraquara destina 44% de seus recursos para a saúde, 29% a mais do que é obrigado pelo Governo Federal. Por isso, acredito que o debate com pessoas bem-informadas e preparadas, como o Claudio Lottenberg, é um privilégio enorme".
O evento contou com a presença de convidados do cenário e da política do estado, entre eles, o Secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, que salientou o crescimento no combate a pandemia. "No primeiro momento, a pandemia avançou a capital. Depois, se espalhou pelo interior, e dessa forma, passamos 2020 tentando entender e dialogar com as autoridades para combater o vírus. Agora, já podemos observar frutos deste trabalho".
O Agenda é um ciclo de palestras e debates já tradicional no calendário de eventos do Estado de São Paulo. É uma realização da OA Eventos, empresa do Grupo EP. O patrocínio oficial é da DESENVOLVE SP. O evento conta com apoio institucional da EPTV e apoio de mídia do G1 e do portal ACidade ON.